LOGO

E em um mundo cada vez mais acelerado e competitivo, entender sobre esse assunto pode te ajudar a sair na frente nos negócios.

API Rest: o que é e quais são as vantagens dessa integração?

Uma das principais vantagens das APIs REST é que elas fornecem muita flexibilidade. Os dados não são vinculados a recursos ou métodos, então o REST pode atender a vários tipos de chamadas, retornar diferentes formatos de dados e até mesmo mudar estruturalmente com a implementação correta de hipermídia. O mundo corporativo está sempre em transformação, e é preciso se manter competitivo frente a tantas mudanças. Nesse sentido, contar com uma integração que utilize Rest / API permite muito mais agilidade e segurança na troca de informações, já que há facilidade de comunicação com outras aplicações em diferentes tecnologias.

O que é API Rest?

Antes de entendermos a definição de API Rest, é preciso, primeiro, entender o que é API.  O termo API é um acrônimo para Application Programming Interface, ou, em português, Interface de Programação de Aplicativos.  De forma resumida, a API é um conjunto de rotinas e requisições que possibilita a comunicação e troca de dados entre aplicações diferentes. O objetivo da interface é proporcionar um desenvolvimento consistente e implementação de aplicações e serviços. Através dela, os desenvolvedores têm a garantia de um sistema imutável para integrar sua aplicação a um serviço terceiro. Já o termo Rest significa Representational State Transfer que, em português, significa Transferência de Estado Representacional.  Diferente da API – que pode ser definida como um conjunto de padrões –, o Rest é um conjunto de restrições e princípios de arquitetura, utilizadas para que as requisições HTTP atendam às normas previamente definidas.

Vantagens do uso de REST APIs :

Quando pensamos nas vantagens que o uso de REST APIs pode trazer às empresas, podemos destacar algumas das principais características:

Flexibilidade: é projetada para ser independente de plataforma, linguagem e sistema operacional, permitindo que diferentes aplicativos possam interagir e trocar informações de forma eficiente.  Comisso, as empresas aumentam a capacidade de interconectar diferentes sistemas e aplicativos, independentemente da plataforma ou linguagem, isso traz eficiência operacional, redução de erros e aumentam a produtividade

Escalabilidade: a arquitetura, neste modelo, é escalável e permite que as empresas adicionem novos recursos e funcionalidades sem interromper a operação do sistema ou afetar a qualidade do serviço.  Vale destacar que, embora as REST APIs facilitem a integração, elas não oferecem, por si só, garantia de escalabilidade.

Facilidade de desenvolvimento: a arquitetura REST utiliza verbos HTTP, como GET, POST, PUT e DELETE para enviar e receber informações, o que torna seu uso relativamente simples para desenvolvedores.  Ela é compatível com diferentes linguagens, como JavaScript, Phyton, Java e PHP, oque facilita ainda mais a integração de diferentes sistemas e aplicativos. Além disso, vale ressaltar que a escolha do tipo de programação dependerá dos requisitos específicos do projeto, da experiência da equipe de desenvolvimento e das preferências da empresa.

Segurança: a importância da segurança da informação é fundamental, pois ela proporciona uma camada de proteção adicional aos aplicativos, permitindo que as empresas protejam seus dados contra possíveis ataques.  Comisso, a utilização de tokens de acesso e autenticação garante que apenas os usuários autorizados tenham acesso a dados confidenciais.

Experiência do usuário: possibilita que as empresas criem aplicativos mais responsivos e interativos, oferecendo aos usuários uma experiência mais rica e envolvente.  Apesar das inúmeras vantagens oferecidas pelo uso de REST APIs, é importantíssimo garantir as melhores práticas de segurança no uso, uma vez que sua falta pode acarretar consequências negativas, como dificuldades em integrar sistemas e aplicativos, aumento de erros e redução da eficiência operacional, por exemplo. 

Além disso, sem uma arquitetura escalável, a empresa pode enfrentar problemas para adicionar recursos e funcionalidades, comprometendo a qualidade do serviço ao longo do tempo.  A falta de uma camada adicional de proteção também pode tornar a empresa vulnerável a possíveis ataques, resultando em prejuízos financeiros e danos à reputação. Por fim, a ausência de uma experiência do usuário otimizada leva à perda de competitividade e gera dificuldades de fidelização. 

Conclusão:

As APIs são fundamentais na rotina de pessoas e empresas. São elas que permitem que sistemas com diferentes linguagens se comuniquem e possam se integrar, de modo a compartilhar informações e serviços de forma rápida, prática e segura. Ao facilitar que desenvolvedores criem novas funcionalidades e aprimoramentos, as APIs estimulam a inovação e colaboram para que o usuário tenha uma experiência mais otimizada e integrada com os sistemas e aplicativos que utiliza. Saiba como as soluções da NewTech podem ser aplicadas no seu negócio. Fale com nossos especialistas!

Conecte-se ao nosso universo de soluções

Temos um portfólio completo de soluções em tecnologias que vão promover uma verdadeira transformação digital na sua empresa, sempre tendo o sistema de gestão como centro da inovação. Conheça as nossas frentes de serviços que atuam como um complemento aos trabalhos de consultoria:

Nossa empresa é formada por consultores com grande experiência em desenvolvimento de soluções personalizadas, integradas aos principais produtos de gestão empresarial (ERP) do mercado.
*Microsiga Protheus e Datasul são marcas registradas das Totvs SA.

CONTATO

Solicite uma ligação
com nossos atendentes

Você gostaria de conversar com um de nossos consultores no telefone? Preencha seus dados ao lado que logo nós entramos em contato. Se preferir você pode deixar apenas seu e mail.

Ao enviar seus dados, você declara estar de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Siga nossas redes sociais

Copyright © 2024 New Tech

Todos os direitos Reservados.
Protheus, RM, Datasul, Fluig e TOTVS® são produtos e marca registrada de propriedade da TOTVS® S.A. Logotipos TOTVS® e Microsiga são de propriedade da TOTVS® S.A. A Newtech é uma empresa de consultoria independente e não tem nenhum vínculo direto ou indireto com a TOTVS®, qualquer uma das suas franquias ou qualquer um de seus representantes.